• Categoria do post:CTe
  • Comentários do post:0 Comentário

A ordem de coleta é um documento, sem validade jurídica ou obrigatoriedade, que possibilita um processo logístico mais eficiente. 

Entretanto, esta ordem facilita a regularidade do transporte de cargas, normalmente, entre o ponto de origem e o centro de distribuição. 

Neste conteúdo, entenderemos o que é, como funciona e qual a importância da ordem de coleta. Confira tudo na íntegra! Basta ler até o final. 💙

O que é ordem de coleta?

A ordem de coleta é um documento gerado para assegurar que uma carga pode ser transferida para um centro de distribuição. 

Neste papel, são elencados os seguintes dados:

  1. Nome do motorista;
  2. Informações sobre o veículo;
  3. Considerações sobre a mercadoria.

Portanto, para exemplificar a sua funcionalidade, nada melhor do que um bom exemplo, não é? Então, acompanhe o raciocínio:

Entendendo como funciona na prática… 

Imagine que você, transportador, foi contratado para entregar uma carga para o consumidor final. Para isso, a sua transportadora precisa buscar a mercadoria no estoque do cliente, correto?

E é assim que a ordem de coleta entra em ação. Ou seja, ao chegar no lugar da retirada, o motorista apresenta o documento e recebe um canhoto assinado, confirmando a coleta. 

Deste modo, fica muito mais fácil entender o processo logístico caso ocorra algum incidente no trajeto até o centro de distribuição. 

💡 Mas, ao chegar em sua rede, lembre-se de emitir CTe e MDFe para transportar a mercadoria. 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Importância do documento de ordem de coleta 

A ordem de coleta é importante para o registro de todas as operações de transporte dentro de um negócio. Além disso, é uma etapa que pode evitar momentos desagradáveis, bem como o extravios de carga. 

Por este motivo, com uma ação simples, podemos garantir regularidade e tornar tudo mais seguro. Afinal, neste documento são informados dados sensíveis sobre a mercadoria, bem como o responsável pela mesmo durante o trajeto.

Em síntese, a importância da ordem de coleta é:

  1. Regularizar essa etapa logística; 
  2. Evitar dores de cabeça com extravios;
  3. Controlar melhor os processos da transportadora. 

documento para coleta de mercadorias - transportadoras

Sou obrigado a emitir ordem de coleta?

A obrigatoriedade da ordem de coleta varia entre os estados brasileiros. Enquanto alguns exigem a geração do documento, em muitos ele é facultativo ou dispensado. 

Mas, são obrigados, perante lei, a emissão da ordem de coleta nos seguintes estados:

  1. Minas Gerais (MG);
  2. São Paulo (SP);
  3. Goiás (GO).

Nestas localizações, acima citadas, a ordem de coleta é utilizada como uma espécie de Nota Fiscal do item transportadora, com validade apenas entre o endereço do remetente e a transportadora. 

Entretanto, nas regiões onde a emissão de ordem de coleta não é obrigatória, cabe à transportadora decidir gerá-la, ou não. 

💡 Porém, é importante ressaltar que a ordem de coleta não substitui a emissão de CTe. Portanto, do trajeto “Centro de distribuição” > “Destino”, é necessário que o conhecimento de transporte seja emitido. 

Entenda abaixo quando você deve emitir CTe e/ou MDFe:

Emissão de MDFe: como emitir o documento;
Emissão de CTe: primeiros passos para emitir.

Quais os principais benefícios do documento?

Gerar o documento de ordem de coleta pode trazer diversos benefícios para as transportadoras. Conforme os tópicos que conversamos, veja a lista completa das vantagens:

Maior controle logístico e produtivo

Com o documento de coleta é possível gerenciar de forma mais eficiente os processos logísticos e produtivos da transportadora.

Além disso, ao centralizar informações e otimizar o tempo, tornamos o dia a dia mais produtivo e simples. 

Redução de erros e extravios de cargas

Você já pensou que no trajeto entre a coleta e o centro distribuidor algo de errado pode acontecer? E aí, como você resolveria? 

Por fim, com o documento é possível entender quais cargas estavam em transporte e qual o responsável pela mesma. Dessa forma, reduzimos as chances de erros e extravios. 

Fácil geração pelo SimplesCTe

Com o SimplesCTe a geração deste documento é simplificada e muito mais rápida. Observe como ela funciona:

  1. Basta preencher o remetente, destinatário e veículo;
  2. Selecione o nome do motorista responsável;
  3. Informe o produto, valor e peso do mesmo; 
  4. E por fim, data e horário da coleta.

E prontinho! Veja como na prática:

gerar ordem de coleta


Aproveite para ler também:

O que é CTe e como emitir este documento de transporte

Ficou com dúvidas sobre ordem de coleta? Deixe um comentário. Caso você precise de um sistema emissor de CTe e MDFe simples e rápido, teste o SimplesCTe e faça parte de um time de contadores e transportadores que já utilizam o sistema! 

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Deixe um comentário