O Transporte de Cargas é uma das etapas essenciais para a logística brasileira. Portanto, se você é contador, transportador ou motorista, é ideal que você saiba sobre o funcionamento e a situação nacional do transporte. 

Desse modo, cabe-nos a percepção de que o principal objetivo para uma gestão do Transporte é entregar a mercadoria certa, no lugar estabelecido, o mais rápido possível, dentro do tempo combinado. Complexo, né? 

De antemão, um desses exemplos é a malha rodoviária. Ou seja, o nosso país ainda é dependente de estradas, mesmo aquelas que não são pavimentadas, transportando cerca de 60% da produção do Brasil. 

Independente disso, a nossa missão é reunir as melhores informações do Transporte de Cargas, compartilhando experiências e notícias confiáveis com você. Então, fique por aqui e acompanhe tudo abaixo:

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Em termos comparativos, seria o equivalente a 10 caminhões pesados, que gastariam dez vezes mais tempo. Recomendável para:

  1. Suprimentos e insumos para estoques industriais
  2. Peças de reposição e materiais da indústria da transformação
  3. Eletrônicos e produtos frágeis, com prazo de validade curto ou de consumo.

Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE)

O DACTE é um documento impresso em papel comum. É uma representação simplificada do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e deve acompanhar a carga durante o serviço de transporte. Ele possibilita a consulta do CTe no site da SEFAZ. 

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe)

O MDFe é obrigatório para transportes interestaduais e intermunicipais. Este, tem a função de regularizar os registros dos produtos em trânsito.

Documento auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE)

O DAMDFE é uma representação gráfica resumida do MDFe. Este documento deverá acompanhar o transporte da carga, ou seja, é a via impressa do documento digital que fica nas mãos do motorista. 

 Código identificador de operação de transporte (CIOT)

O CIOT é uma numeração de identificação gerada pelo pagamento eletrônico de frete. Trata-se de uma medida promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a fim de atender uma antiga reinvindicação dos caminhoneiros para disciplinar o Transporte Autônomo de Cargas (TAC).

Saiba mais em: documentos de Transporte de Cargas