O certificado digital para CTe é obrigatório para toda transportadora que deseja começar a emitir Conhecimento de Transporte Eletrônico.

No entanto, muitos transportadores que estão no início ainda têm dúvidas sobre qual modelo de certificado escolher: o modelo A1 ou o modelo A3.

Essa é sua dúvida também? Sem problemas, afinal reunimos tudo o que você precisa saber aqui, neste artigo. Acompanhe as próximas linhas e decida pelo que for melhor para a sua empresa. 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

O que é certificado digital para transportadora?

O certificado digital é a identidade da sua empresa no meio eletrônico, ou seja, nas transações que forem feitas pela internet. Em resumo, ele atribui validade jurídica às atividades feitas através dele, o que garante a integridade e a autenticidade dessas transações.

Quando a transportadora usa o certificado digital, gera também uma assinatura digital. Ela possui o mesmo valor jurídico da assinatura à mão.

O certificado digital para CTe, como muitos o chamam, é na realidade um certificado normal, mas que você usa para a emissão de documentos fiscais eletrônicos, como o CTe e o MDFe.

Assim, quando emitir documentos fiscais de transporte pela internet, o certificado digital vai garantir que foi a sua empresa mesmo quem os gerou. 

Para o que serve o certificado digital?

Conforme visto, o certificado digital garante a autenticidade e a validade jurídica dos documentos de transporte eletrônicos (CTe e MDFe) emitidos pela sua transportadora.

Mas sua utilidade vai além disso: com ele você assina qualquer tipo de documento digitalmente.

Da mesma forma, o certificado digital para CTe foi criado também para desburocratizar a rotina das empresas. Com ele, muitas tarefas que antes só podiam ser realizadas presencialmente, agora podem ser feitas de qualquer lugar, pela internet e sobretudo com total segurança. Com ele, muitas tarefas que 

Na prática, o uso do certificado digital permite que as atividades abaixo sejam realizadas digitalmente pela sua transportadora:

  • Emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe);
  • Emissão de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe);
  • Acesso aos portais de serviços do governo, como os serviços da SEFAZ e outros;
  • Assinatura e envio de documentos pela internet;
  • Envio das declarações ao fisco pela internet;
  • Realização de transações junto às instituições financeiras;
  • Realizar o download de arquivos XML de NFe’s e CTe’s através do sistema da SEFAZ.

Veja também:

Benefícios do certificado digital para sua transportadora

Dentre os principais benefícios do certificado digital para transportadora, se destaca:

  • Garante a validade jurídica da assinatura da sua empresa em documentos oficiais;
  • Facilita transações e processos que antes precisavam de análise de firma em cartório para ter validade jurídica;
  • Reduz o tempo gasto com emissão de documentos fiscais de transporte, já que estes passam a ser emitidos de forma eletrônica (e em segundos quando você usa o SimplesCTe;
  • Elimina o risco de fraudes, por garantir operações 100% seguras.

Qual o melhor certificado digital para CTe?

Na hora de escolher o melhor certificado digital para transportadora, saiba que existem dois modelos: o A1 e o A3. Eles possuem características diferentes, dependendo do tipo de armazenagem que você prefere usar.

Na maior parte das vezes o certificado modelo A1 é o mais indicado pela praticidade, pois realmente é 100% digital e pode ser usado em computadores, celulares e tablets ao mesmo tempo.

Por exemplo: transportadoras que são clientes do SimplesCTe podem emitir CTe e MDFe até pelo celular quando utilizam o certificado A1.

Já os clientes que  possuem o certificado A3, só podem emitir pelo computador, porque este modelo de certificado não pode ser inserido nos dispositivos móveis.

O certificado A1 também é o mais indicado para transportadoras que possuem filiais, já que pode ser usado por várias pessoas e computadores ao mesmo tempo e assim, não precisa ter um token pra cada computador que for emitir documentos.

Mas, pra que você mesmo decida qual a melhor opção pra sua empresa de transportes, aqui estão as diferenças entre os dois modelos de certificado:

Certificado A1

O certificado A1 fica instalado de forma direta no seu computador, ou seja, ele fica armazenado no seu navegador de internet.

Em síntese, as características principais do certificado modelo A1 são:

  • Emitido e armazenado no computador;
  • Não precisa de token (pendrive), nem cartão e leitora especial;
  • Utilizado em outros dispositivos, por várias pessoas da empresa, ao mesmo tempo;
  • Tem validade de 1 ano;
  • O uso de senha é opcional;
  • Não precisa preparar o computador pra começar a usá-lo e emitir CTe/MDFe.

Certificado A3

O certificado A3 é o modelo em formato físico, ou seja, ele vem armazenado em um token, sendo um pendrive ou um cartão. Dessa forma, ele não fica armazenado no seu computador e será preciso guardá-lo em local seguro, afinal ele é a identidade digital da sua empresa. 

Em primeiro lugar, se o certificado A3 vier no pendrive, precisa ser inserido no computador. Contudo, se vier no cartão, precisa ser inserido numa leitora especial.

Esses processos devem ser feitos toda vez que você for gerar um novo documento eletrônico. Note que, como resultado dessa diferença, é muito difícil o certificado A3 ser usado em celulares e tablets.

Todavia, é muito fácil de o perder ou quebrar durante as tarefas do dia a dia e, se isso acontecer, sua empresa fica inapta para emitir CTe e MDFe até que consiga substituir o token ou cartão perdido.

Em resumo, os aspectos principais do certificado modelo A3 são:

  • Emitido e armazenado em formato físico, sendo em cartão, token ou nuvem;
  • Não pode ser copiado, nem usado em mais de uma máquina ao mesmo tempo;
  • Protegido por senha ou por autenticação de dois fatores;
  • Tem validade de 1 a 5 anos;
  • Inserido ou no computador (pendrive) ou na leitora (cartão) se não estiver armazenado na nuvem;
  • É preciso preparar o computador antes do primeiro uso.

Onde adquirir o certificado digital para emitir CTe?

Para comprar o certificado digital para CTe, antes de tudo, é preciso procurar uma Autoridade Certificadora (AC) ou Autoridade de Registro (AR) credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira, o ICP-Brasil.

Antes de mais nada, deixamos uma lista com algumas certificadoras logo abaixo para te ajudar: 

Se quiser acessar a lista completa de Autoridades Certificadoras, então clique aqui para ir ao site oficial do governo federal que dispõe desses dados.

Comece a emitir CTe do jeito mais simples

Logo depois de adquirir o certificado digital, você já pode começar a emitir CTe e MDFe. Da mesma forma, se quiser começar a emissão desses documentos do jeito certo e de uma maneira simples, convidamos você a conhecer o SimplesCTe.

Com o SimplesCTe, você emite documentos de transporte em segundos e praticamente no automático, já que é um sistema moderno que busca os dados da NFe e preenche os campos do CTe e do MDFe de forma automática pra você. Além disso, você pode contar com uma equipe de suporte sempre pronta a ajudar.

Em outras palavras, digite menos, evite erros e torne sua rotina mais simples com a gente! 

Aproveite para ler também:

Como abrir uma transportadora: tudo que você precisa saber

E então, sabe qual o certificado digital mais adequado para sua empresa de transportes? Ficou com alguma dúvida? Por fim, deixe um comentário!   

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo!

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Este post tem 2 comentários

  1. Aloísio Thume Júnior

    Vocês tem suporte para certificados A3?

    1. SimplesCTe

      Olá, Aloísio. Tudo certo?

      Sim, o SimplesCTe: sistema emissor de CTe e MDFe, suporta certificados digitais de modelo A1 e A3.

      A exceção para esse caso é: se você possui Windows 7 ou deseja emitir CTe pelo celular, o certificado deve, obrigatoriamente, ser de modelo A1.

      Agradecemos a pergunta e nos colocamos à disposição.

      Abraços!

Deixe um comentário