A gestão fiscal para transportadoras é necessária para todos os transportadores de cargas. Esta ação garante a legalidade da empresa e evita a exposição do negócio a eventuais punições. 

Com esse gerenciamento, podemos alcançar níveis lucrativos cada vez maiores, além de proporcionar à transportadora uma contabilidade eficiente.

Então, é sobre isso que falaremos hoje. Você vai entender como realizar uma gestão fiscal organizada, dentro dos prazos de entrega e que gera bons resultados. Acompanhe abaixo e tire dúvidas! 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

O que é gestão fiscal para transportadoras 

A gestão fiscal para transportadoras é uma ação estratégica que possibilita a manutenção da regularidade da empresa. Dessa forma, o principal objetivo é garantir que os procedimentos tributários sejam realizados conforme exige a lei. 

Para isso, é preciso entender de assuntos variados, desde recolhimento de tributos, até a emissão de documentos obrigatórios durante o transporte de cargas. Ou seja, por meio desta organização torna-se possível:

  1. Evitar problemas fiscais durante a viagem;
  2. Evitar o envio de dados equivocados para a Receita Federal;
  3. Reduzir as inconsistências relacionadas ao recolhimento de impostos. 

Abaixo, vamos abordar tópicos essenciais para que você garanta uma boa gestão fiscal para transportadoras. Veja:

Documentos fiscais para transportadoras

Os documentos fiscais de uma transportadora estão interligados, de forma direta, à movimentação da carga. 

Ou seja, para que a operação de transporte seja exercida de maneira legal, alguns documentos precisam ser obrigatoriamente emitidos. Estes, autorizam a circulação de mercadorias em nossas rodovias. Saiba quais são os mais importantes:

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento que deve ser emitido pelo remetente da mercadoria. Em síntese, por meio dela podemos:

  1. Registrar dados do vendedor e do comprador;
  2. Utilizar nos cálculos de recolhimento de impostos;
  3. Informar a comercialização de mercadorias e serviços;
  4. Vinculá-la para a emissão do Conhecimento de Transporte.

🚚 Durante o transporte de cargas, deve-se portar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). Este documento é a versão impressa da NFe e pode ser solicitado nos postos de fiscalização ao longo da viagem. 

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe)

O CTe é um documento emitido e armazenado de maneira 100% online. Este, por sua vez, serve para documentar a prestação de serviço de transporte. 

🚚 Assim como a NFe, o Conhecimento de Transporte também possui um modelo impresso, o qual chamamos de DACTE. Este, deve acompanhar o motorista durante todo o percurso. 

Além disso, para você saber como emite um CTe, recomendamos o acesso a este material aqui. 

Obrigações fiscais para transportadoras - documentos necessários para transporte de cargas rodoviário

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe)

O MDFe é um documento obrigatório para transportes intermunicipais ou ainda, entre estados. A sua principal função é informar à Sefaz quando a operação de transporte começa e quando termina. 

Porém, não é somente isso. O Manifesto de Carga também é um meio de agilizar e centralizar as informações fiscais das mercadorias em trânsito. 

🚚 É válido lembrarmos que o MDFe, em sua versão impressa, chama-se DAMDFe (um documento auxiliar). Portanto, assim como o DANFe e o DACTe, o DAMDFE deve ficar em mãos para o motorista, visto que pode ser solicitado na fiscalização. 

Leia também: Documentos fiscais obrigatórios para o transporte de cargas.

Quais tributos incidem em uma transportadoras? 

Na gestão fiscal para transportadoras, a incidência de impostos é encontrada em diversas categorias. Ou seja, existem tributos para a prestação de serviços de frete até ao trabalhista e previdenciário. 

Para isso, listamos abaixo os principais impostos de esfera municipal, estadual e federal. Veja quais são eles:

  1. Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  2. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  3. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  4. Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  5. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  6. Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
  7. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

E aí, quer saber quando cada um deles é cobrado e qual a sua principal finalidade? Acesse o conteúdo específico sobre tributos clicando aqui. 

4 dicas de gestão fiscal para transportadoras  

Para que você organize a gestão fiscal da sua transportadora, separamos 4 dicas infalíveis. Confira na íntegra como usufruir cada uma delas:

Dica 1: use a tecnologia ao seu favor 

Por mais que a emissão de documentos fiscais possa ser feita de maneira manual, a tecnologia é uma excelente forma de otimizar a gestão fiscal para transportadoras

Para emitir os documentos obrigatórios de transporte, por exemplo, você pode contratar um software emissor, que fará a ação em segundos, totalmente online. 

✔ Dica SimplesCTe: conheça a emissão de CTe pelo celular

Dica 2: organize os documentos 

A organização de documentos é essencial para que a parte contábil da empresa mantenha-se em legalidade com os órgãos cabíveis.

Portanto, essa dica é significativa para que você gerencie de forma inteligente:

  1. As notas emitidas;
  2. Os extratos bancários;
  3. Impostos que incidem sobre serviços prestados.  

Com isso, as obrigações fiscais da transportadora ficam sob controle do contador e garantem tomadas de decisões mais assertivas e entregas dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Dica 3: planeje os tributos

O planejamento tributário para transportadoras é uma dica imprescindível para quem quer evitar complicações fiscais. Afinal, as penalidades e multas podem afetar negativamente a saúde financeira do negócio.

Confira o nosso conteúdo sobre regime tributário para transportadoras e saiba mais. 

✔ Dica extra SimplesCTe: ao realizar um planejamento tributário, torna-se mais simples identificar benefícios previstos na legislação. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre. Acompanhe:

Dica 4: utilize os benefícios fiscais 

Como adiantamos acima, para que a utilização de benefícios fiscais seja simplificada, é indubitável o planejamento dos tributos que incidem sobre uma transportadora. 

Estes, são ações federais que proporcionam isenções ou descontos em determinados impostos. Portanto, a dica é:

  • Tenha conhecimento sobre eles e utilize-os de maneira estratégica, fortalecendo a gestão fiscal para transportadoras. 

Qual a importância da gestão fiscal para transportadoras 

A gestão fiscal para transportadoras é uma ação contábil de extrema relevância para o bom desempenho da empresa. 

Portanto, com a alta carga tributária brasileira somada às constantes atualizações da legislação, torna-se essencial gerenciar as obrigações fiscais e seus impactos.

Leia também: Emitir CTe – perguntas frequente sobre o documento 

Dessa forma, você minimiza os custos e desenvolve todo o potencial do negócio. Além disso, a saúde financeira da transportadora é fomentada, possibilitando que os investimentos sejam direcionados de maneira mais efetiva. 

Aproveite para ler também:

Contabilidade para transportadora: cuidados para um negócio rentável

E aí, ficou com dúvidas sobre a gestão fiscal para transportadoras? Deixe um comentário. Caso você precise de um sistema emissor de CTe e MDFe simples e rápido, teste o SimplesCTe e faça parte de um time de contadores que já utilizam o sistema! 

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Deixe um comentário