O tão conhecido CTe já faz parte da rotina de transportadores de todo o Brasil. Então, nada mais justo do que se familiarizar cada vez mais com este documento, não é mesmo? Neste conteúdo, proponho conversarmos sobre consultar CTe, você topa?
Juntos, vamos conferir um passo a passo simples de como realizar uma consulta CTe completa na SEFAZ. Confira na íntegra:
Como consultar CTe?
Para realizar uma consulta CTe, é importante que você tenha em mãos dados do documento emitido. Ou seja, já separa aí os dois tópicos abaixo:
- Chave de acesso do CTe;
- Certificado digital da Transportadora.
Depois disso, devemos abrir o site da SEFAZ para dar início ao processo. Confira abaixo os passos para pesquisar o seu CTe:
1. Portal Nacional do CTe
O primeiro passo para consultar CTe é acessar o Portal Nacional do CTe. Basta clicar no link que você será redirecionado!
Posteriormente, clique em “Consultar CTe” destacado em azul na imagem abaixo e siga o passo seguinte.
2. Chave de acesso do CTe
Oba! Agora que já estamos dentro do portal, precisamos informar a chave de acesso do CTe, aquele número composto por 44 dígitos, sabe?
Esta chave é composta das seguintes informações: UF, Ano/Mês, CNPJ, Modelo, Série, Número CTe, Código Numérico e dígito verificador.
* Lembre-se de retirar os espaços entre os dígitos, para deixar no padrão de aceitação do sistema da Secretaria da Fazenda.
3. Consultar CTe online
E prontinho! Em sua tela, já deve estar aparecendo as informações do seu documento, correto? Caso você prefira, é possível baixar o XML do CTe ou ainda, realizar a pesquisa completa.
4. Informe seu Certificado Digital
Esse passo é opcional e deve ser seguido em casos de consultar CTe completamente, ou ainda, no desejo de fazer download no formato XML do documento.
Portanto, para consultar CTe completo, selecione “Consulta completa”, informe o seu Certificado Digital e aguarde. Para baixar XML, realize o mesmo processo. Clique em “download do documento”, informe seu Certificado Digital e aguarde.
Leia também: consulta CTe – saiba como fazer
Como saber se o CTe foi emitido?
Ao enviar o CTe para validação da SEFAZ, muitas pessoas ficam com dúvida: “será que meu documento foi emitido?”. Fique tranquilo, vamos esclarecer como funciona. Logo que o CTe chega para a autorização alguns fatores são analisados. Veja:
- Assinatura digital que garante integridade;
- Numeração de CTe e o emitente, para confirmação de credenciamento para emissão.
Após confirmar estes dados, seu CTe é emitido ou rejeitado. Esse processo dura no máximo 3 minutos. A situação do CTe será informada para você, autorizando ou desaprovando a operação de transporte de carga.
Após isso, você pode consultar CTe pela internet, assim como explicamos acima.
Qual o prazo para consultar CTe?
A consulta de dados do CTe pode ser realizada no prazo de 180 dias, após a autorização da SEFAZ.
Após esta data, a consulta poderá retornar informações parciais que identifiquem o CTe (número, data de emissão, CNPJ do emitente e do destinatário, valor e sua situação), que ficarão disponíveis pelo prazo decadencial.
Dúvidas frequentes sobre consultar CTe
Agora que já conferimos o passo a passo, vamos falar sobre as dúvidas frequentes ao consultar CTe? Sabemos que o CTe é o documento que autoriza o Transporte de Cargas. Portanto, hoje responderemos principalmente:
- XML do CTe deve ser armazenado?
- É obrigatório possuir Certificado Digital para consultar CTe?
1. O XML do CTe precisa ser armazenado?
Sabemos também que o prazo de consulta do CTe é de 180 dias. Porém, é uma dúvida comum saber se ele precisa ser armazenado.
Portanto, a resposta é simples! Sim, é obrigatório por lei, o armazenamento do XML por no mínimo 5 anos.
2. É obrigatório possuir Certificado Digital para consultar CTe?
Outro questionamento frequente é sobre o Certificado Digital na consulta CTe. Para esclarecer, sem essa certificação não é possível obter o XML, segundo o Ajuste SINIED 09/2007.
Dessa forma, com a atualização, decidiu-se que apenas os envolvidos na operação comercial podem ter acesso ao CTe completo. O principal motivo é proteção de dados sensíveis de empresas envolvidas.
Como o SimplesCTe pode ajudar você?
Você já imaginou um processo mais fluido e rápido na gestão fiscal de transportadoras? O SimplesCTe é o emissor de CTe e MDFe mais rápido do Brasil.
Teste grátis agora mesmo e faça parte de um time de contadores e transportadores que já utilizam o sistema!
Aproveite para ler também
Com o nosso software, toda a consulta CTe é simplificada. Ou seja, você pode consultar o seu histórico e armazenar em nuvem os seus documentos emitidos. Tenha em mãos e em um só painel todos os seus CTe’s e MDFe’s, além de sua situação com a SEFAZ.
E aí, ficou com dúvidas sobre Consultar CTe? Deixe um comentário.
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙