• Categoria do post:CTe
  • Comentários do post:0 Comentário

O tão conhecido CTe já faz parte da rotina de transportadores de todo o Brasil. Então, nada mais justo do que se familiarizar cada vez mais com este documento, não é mesmo? Neste conteúdo, proponho conversarmos sobre consultar CTe, você topa?

Juntos, vamos conferir um passo a passo simples de como realizar uma consulta CTe completa na SEFAZ. Confira na íntegra: 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Como consultar CTe?

Para realizar uma consulta CTe, é importante que você tenha em mãos dados do documento emitido. Ou seja, já separa aí os dois tópicos abaixo:

  • Chave de acesso do CTe;
  • Certificado digital da Transportadora.

Depois disso, devemos abrir o site da SEFAZ para dar início ao processo. Confira abaixo os passos para pesquisar o seu CTe:

1. Portal Nacional do CTe

O primeiro passo para consultar CTe é acessar o Portal Nacional do CTe. Basta clicar no link que você será redirecionado!

Posteriormente, clique em “Consultar CTe” destacado em azul na imagem abaixo e siga o passo seguinte. 

Consultar CTe pela chave de acesso na SEFAZ

2. Chave de acesso do CTe 

Oba! Agora que já estamos dentro do portal, precisamos informar a chave de acesso do CTe, aquele número composto por 44 dígitos, sabe? 

Esta chave é composta das seguintes informações: UF, Ano/Mês, CNPJ, Modelo, Série, Número CTe, Código Numérico e dígito verificador.

Chave de acesso para consulta CTe

* Lembre-se de retirar os espaços entre os dígitos, para deixar no padrão de aceitação do sistema da Secretaria da Fazenda. 

3. Consultar CTe online 

E prontinho! Em sua tela, já deve estar aparecendo as informações do seu documento, correto? Caso você prefira, é possível baixar o XML do CTe ou ainda, realizar a pesquisa completa. 

4. Informe seu Certificado Digital 

Esse passo é opcional e deve ser seguido em casos de consultar CTe completamente, ou ainda, no desejo de fazer download no formato XML do documento. 

Consulta CTe completa com certificado digital

Portanto, para consultar CTe completo, selecione “Consulta completa”, informe o seu Certificado Digital e aguarde. Para baixar XML, realize o mesmo processo. Clique em “download do documento”, informe seu Certificado Digital e aguarde. 

Leia também: consulta CTe – saiba como fazer 

Como saber se o CTe foi emitido?

Ao enviar o CTe para validação da SEFAZ, muitas pessoas ficam com dúvida: “será que meu documento foi emitido?”.  Fique tranquilo, vamos esclarecer como funciona. Logo que o CTe chega para a autorização alguns fatores são analisados. Veja:

  1. Assinatura digital que garante integridade;
  2. Numeração de CTe e o emitente, para confirmação de credenciamento para emissão.

Após confirmar estes dados, seu CTe é emitido ou rejeitado. Esse processo dura no máximo 3 minutos. A situação do CTe será informada para você, autorizando ou desaprovando a operação de transporte de carga

Após isso, você pode consultar CTe pela internet, assim como explicamos acima. 

Qual o prazo para consultar CTe?

A consulta de dados do CTe pode ser realizada no prazo de 180 dias, após a autorização da SEFAZ.

Após esta data, a consulta poderá retornar informações parciais que identifiquem o CTe (número, data de emissão, CNPJ do emitente e do destinatário, valor e sua situação), que ficarão disponíveis pelo prazo decadencial.

Dúvidas frequentes sobre consultar CTe 

Agora que já conferimos o passo a passo, vamos falar sobre as dúvidas frequentes ao consultar CTe? Sabemos que o CTe é o documento que autoriza o Transporte de Cargas. Portanto, hoje responderemos principalmente:

  1. XML do CTe deve ser armazenado?
  2. É obrigatório possuir Certificado Digital para consultar CTe?

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

1. O XML do CTe precisa ser armazenado?

Sabemos também que o prazo de consulta do CTe é de 180 dias. Porém, é uma dúvida comum saber se ele precisa ser armazenado.

Portanto, a resposta é simples! Sim, é obrigatório por lei, o armazenamento do XML por no mínimo 5 anos. 

2. É obrigatório possuir Certificado Digital para consultar CTe?

Outro questionamento frequente é sobre o Certificado Digital na consulta CTe. Para esclarecer, sem essa certificação não é possível obter o XML, segundo o Ajuste SINIED 09/2007.

Dessa forma, com a atualização, decidiu-se que apenas os envolvidos na operação comercial podem ter acesso ao CTe completo. O principal motivo é proteção de dados sensíveis de empresas envolvidas. 

Como o SimplesCTe pode ajudar você?

Você já imaginou um processo mais fluido e rápido na gestão fiscal de transportadoras? O SimplesCTe é o emissor de CTe e MDFe mais rápido do Brasil.

Teste grátis agora mesmo e faça parte de um time de contadores e transportadores que já utilizam o sistema! 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Aproveite para ler também

O que é CTe e como emitir este documento de transporte

Com o nosso software, toda a consulta CTe é simplificada. Ou seja, você pode consultar o seu histórico e armazenar em nuvem os seus documentos emitidos. Tenha em mãos e em um só painel todos os seus CTe’s e MDFe’s, além de sua situação com a SEFAZ. 

E aí, ficou com dúvidas sobre Consultar CTe? Deixe um comentário.

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Deixe um comentário