A ordem de coleta é um documento, que para muitos estados não tem validade fiscal, mas que possibilita um processo logístico mais eficiente.
Entretanto, esta ordem facilita a regularidade do transporte de cargas, normalmente, entre o ponto de origem e o centro de distribuição.
Neste conteúdo, entenderemos o que é, como funciona e qual a importância da ordem de coleta. Confira tudo na íntegra! Basta ler até o final. 💙
O que é ordem de coleta?
A ordem de coleta é um documento gerado para assegurar que uma carga pode ser transferida para um centro de distribuição.
Neste papel, são elencados os seguintes dados:
- Nome do motorista;
- Informações sobre o veículo;
- Considerações sobre a mercadoria.
Portanto, para exemplificar a sua funcionalidade, nada melhor do que um bom exemplo, não é? Então, acompanhe o raciocínio:
Entendendo como funciona na prática…
Imagine que você, transportador, foi contratado para entregar uma carga para o consumidor final. Para isso, a sua transportadora precisa buscar a mercadoria no estoque do cliente, correto?
E é assim que a ordem de coleta entra em ação. Ou seja, ao chegar no lugar da retirada, o motorista apresenta o documento e recebe um canhoto assinado, confirmando a coleta.
Deste modo, fica muito mais fácil entender o processo logístico caso ocorra algum incidente no trajeto até o centro de distribuição.
💡 Mas, ao chegar em sua rede, lembre-se de emitir CTe e MDFe para transportar a mercadoria.
Importância do documento de ordem de coleta
A ordem de coleta é importante para o registro de todas as operações de transporte dentro de um negócio. Além disso, é uma etapa que pode evitar momentos desagradáveis, bem como o extravios de carga.
Por este motivo, com uma ação simples, podemos garantir regularidade e tornar tudo mais seguro. Afinal, neste documento são informados dados sensíveis sobre a mercadoria, bem como o responsável pela mesmo durante o trajeto.
Em síntese, a importância da ordem de coleta é:
- Regularizar essa etapa logística;
- Evitar dores de cabeça com extravios;
- Controlar melhor os processos da transportadora.
Sou obrigado a emitir ordem de coleta?
A obrigatoriedade da ordem de coleta varia entre os estados brasileiros. Enquanto alguns exigem a geração do documento, em muitos ele é facultativo ou dispensado.
Mas, são obrigados, perante lei, a emissão da ordem de coleta nos seguintes estados:
- Minas Gerais (MG);
- São Paulo (SP);
- Goiás (GO).
Nestas localizações, acima citadas, a ordem de coleta é utilizada como uma espécie de Nota Fiscal do item transportadora, com validade apenas entre o endereço do remetente e a transportadora.
Entretanto, nas regiões onde a emissão de ordem de coleta não é obrigatória, cabe à transportadora decidir gerá-la, ou não.
💡 Porém, é importante ressaltar que a ordem de coleta não substitui a emissão de CTe. Portanto, do trajeto “Centro de distribuição” > “Destino”, é necessário que o conhecimento de transporte seja emitido.
Entenda abaixo quando você deve emitir CTe e/ou MDFe:
Emissão de MDFe: como emitir o documento;
Emissão de CTe: primeiros passos para emitir.
Quais os principais benefícios do documento?
Gerar o documento de ordem de coleta pode trazer diversos benefícios para as transportadoras. Conforme os tópicos que conversamos, veja a lista completa das vantagens:
Maior controle logístico e produtivo
Com o documento de coleta é possível gerenciar de forma mais eficiente os processos logísticos e produtivos da transportadora.
Além disso, ao centralizar informações e otimizar o tempo, tornamos o dia a dia mais produtivo e simples.
Redução de erros e extravios de cargas
Você já pensou que no trajeto entre a coleta e o centro distribuidor algo de errado pode acontecer? E aí, como você resolveria?
Por fim, com o documento é possível entender quais cargas estavam em transporte e qual o responsável pela mesma. Dessa forma, reduzimos as chances de erros e extravios.
Fácil geração pelo SimplesCTe
Com o SimplesCTe a geração deste documento é simplificada e muito mais rápida. Observe como ela funciona:
- Basta preencher o remetente, destinatário e veículo;
- Selecione o nome do motorista responsável;
- Informe o produto, valor e peso do mesmo;
- E por fim, data e horário da coleta.
E prontinho! Veja como na prática:
Aproveite para ler também:
Ficou com dúvidas sobre ordem de coleta? Deixe um comentário. Caso você precise de um sistema emissor de CTe e MDFe, conheça o SimplesCTe!
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙