• Categoria do post:CTe
  • Comentários do post:0 comentário

Você é transportador de carga e precisa emitir CTe? Então esse conteúdo foi escrito para você. Aqui você encontrará um passo a passo para emitir CTe, além outras dicas.  

Para conferir na íntegra, continue a leitura:

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

O que é CTe?

CTe é a sigla de Conhecimento de Transporte Eletrônico, um documento digital, que é emitido online e armazenado eletronicamente. Existe apenas na forma virtual, em arquivo XML, assim como a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). 

Ele substitui o antigo CTRC que era emitido no papel. Assim, tem a função de documentar a prestação de serviço de transporte de cargas dos modais rodoviário, aéreo, entre outros. 

A assinatura digital do emitente garante a validade jurídica do CTe e do mesmo modo sua recepção e autorização de uso, pelo Fisco. 

Passo a passo para emitir CTe 

Vamos à emissão de CTe? Confira aqui o passo a passo para emitir sem erros, de maneira rápida e eficiente. 

Passo 1  – estar credenciado na Sefaz 

O primeiro passo para a emissão de CTe está relacionado com o cadastro de sua empresa na Secretaria da Fazenda do seu estado. Apesar do procedimento alterar-se conforme a localidade, geralmente é realizado pelo preenchimento de um formulário na Sefaz.  

A boa notícia é que boa parte desse passo pode ser feito remotamente, de maneira online, em quase todos os estados brasileiros. Entretanto, é preciso comparecer ao órgão para finalizar a inscrição. 

Passo 2 – possuir certificado digital

certificado digital garante a validação do documento fiscal eletrônico de transporte. Portanto, para a emissão de CTe é essencial ter em mãos esse certificado, de acordo com a Legislação brasileira e as exigências do ICP Brasil. 

Cabe ao emissor contatar uma das entidades para adquirir seu certificado digital. Em síntese, a assinatura online é indispensável para a validade legal do CTe.

Leia também: qual o melhor certificado digital para a emissão de CTe

Passo 3  – sistema emissor de CTe

O sistema emissor de CTe deve ser escolhido com atenção, visto que é um sistema ideal e essencial para o dia a dia da sua transportadora. Desse modo, antes de realizar a contratação, certifique-se dos seguintes pontos:

  • Funcionalidades oferecidas: é essencial que a sua escolha contemple um sistema ágil e simples, que emita CTe em segundos. Lembre-se da automatização no preenchimento de campos e importação de arquivos XML.
  • Suporte: ao contratar um sistema emissor de CTe é imprescindível que o suporte supra suas demandas casa algo dê errado. Certifique-se disso. 

Passo 4 – dados da transportadora 

Ao contratar um sistema emissor de CTe você deve cadastrar os dados do seu negócio, informações de seus clientes e demais configurações solicitadas. 

Se preciso, entre em contato com a plataforma escolhida e certifique-se de que os dados estão preenchidos corretamente. 

Passo 5 – acesso à internet 

O sistema para emissão de CTe é online, pois precisa enviar dados à Sefaz. Portanto, para que a validação do documento aconteça, ateste que há uma boa conexão com a internet. 

Passo 6 – preenchimento de dados no sistema 

Chegou o momento! Preencha os dados no documento e finalmente emita CTe. As informações de preenchimento obrigatório são:

  • Remetente – dados do responsável pela emissão da Nota Fiscal;
  • Destinatário – dados do responsável (CNPJ) à receber a mercadoria;
  • Nota fiscal da mercadoria – informações importantes contidas na NFE;
  • Além de outros dados como CFOP e CST (quando a transportadora está em regime normal).

Passo 7 – imprimir DACTe

Chegamos ao último passo! Após emitir o CTe você deverá imprimir o DACTe (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte). O motorista da carga deve portar esse documento durante todo o transporte. 

Aproveite para ler também:

CTe: o conteúdo mais completo sobre Conhecimento de Transporte

E aí, ficou com dúvidas sobre o passo a passo para emitir CTe? Deixe um comentário que lhe responderemos em breve.

Deixe um comentário