Se a gestão de custos logísticos é importante para as empresas, essa tarefa é ainda mais relevante para transportadoras que atuam com a Logística de Transporte visto que os custos logísticos representam um peso ainda maior sobre as suas atividades.

Ainda, uma adequada gestão dos custos logísticos vai trazer competitividade e também maior margem de lucro à sua transportadora. 

Ficou interessado? Acompanhe o artigo abaixo para saber o que são custos logísticos e como você pode reduzi-los.

O que são custos logísticos?

Custos logísticos são os gastos que as empresas têm relacionados a movimentação de cargas, desde a chegada da matéria-prima, insumos ou produtos na empresa, sua movimentação e armazenagem, as despesas com a embalagem dos produtos, até a sua entrega e distribuição aos clientes.

As despesas relacionadas ao pessoal administrativo que apoia as atividades logísticas também compreendem os custos logísticos

No que se refere às empresas e profissionais autônomos transportadores de cargas, os custos logísticos são ainda mais importantes e merecem ser vistos mais de perto, uma vez que representam grande parcela dos seus custos. Por isso, compreender os principais custos logísticos dessas empresas é fundamental.

Ou seja, os principais custos logísticos são:

1) Transporte: todos os gastos relacionados à movimentação das cargas, desde a coleta da mercadoria na origem até a sua entrega no destinatário. Compreendem, ainda, os gastos com o combustível, a manutenção dos veículos, o seguro das cargas, os pedágios, as multas recebidas pelos veículos…

2) Armazenagem das mercadorias: as despesas relacionadas às instalações onde os produtos serão armazenados e movimentados, como aluguel e seguro dos pavilhões.

3) Movimentação e manipulação das mercadorias: os gastos relacionados aos equipamentos necessários ao acondicionamento e montagem das cargas. Por exemplo, as empilhadeiras, paleteiras…

4) Processamento dos pedidos: as despesas relacionadas ao recebimento, organização e processamento das coletas. 

5) Tecnologia da Informação (TI): os investimentos em softwares, sistemas e tecnologia utilizados no recebimento e processamento dos pedidos, bem como para fazer o rastreamento dos produtos e cargas.

6) Custo com pessoal: os valores pagos a título de pró-labore, salários e encargos dos funcionários que trabalham na sua empresa de transporte.

E, já que esses custos consomem a maior parte dos seus recursos, é importante fazer uma gestão mais eficiente dos custos logísticos. Continue com a leitura e aprenda como.

Como fazer a gestão dos custos logísticos?

Para facilitar a gestão dos custos logísticos na sua empresa de transporte organizamos um passo a passo para você seguir e otimizar a sua gestão. Bora?

Primeiro passo para a gestão dos custos logísticos

A primeira coisa que você precisa saber é que, para conseguir administrar melhor os seus custos logísticos, você precisa conhecer esses números.

Ou seja, você precisa saber quais são os valores que você gasta com cada item do seu custo logístico – transporte, armazenagem das mercadorias, movimentação e manipulação das cargas, e assim sucessivamente. 

Em se tratando do transporte, por exemplo, você precisa saber qual é o valor que você gasta, anualmente, com combustível, manutenção corretiva e preventiva dos veículos, seguro das cargas, multas recebidas pelos veículos… 

Se você já trabalha com um software onde você faz o registro dessas despesas, isso é bem mais fácil. Entre em contato com a sua empresa fornecedora de software e peça um relatório detalhado das suas despesas. Em minutos ela vai conseguir te atender!   

Segundo passo para a gestão dos custos logísticos

Com todos esses números em mãos, você vai identificar os itens que são os responsáveis pela maior parte dos gastos que você tem na sua empresa. 

Uma sugestão seria você identificar os gastos que representam 50%, 30% e 20% do seu orçamento, para atuar naqueles que são mais significativos, evitando perder tempo com despesas menores.

Então, digamos que você descubra:

1) que os seus gastos com combustível representaram, no último ano, 50% do seu orçamento;

2) que os gastos com pessoal representaram 30% do seu orçamento;

3) e que os gastos com armazenagem das mercadorias representaram 20% do seu orçamento do último ano.

Então, só olhando para esses dados, você já tem um bom ponto de partida para saber por onde deve começar a pensar em otimizar e reduzir os seus custos logísticos.

E, se você quer dar um passo adiante na redução dos seus custos logísticos, continue conosco que, abaixo, nós trazemos mais 5 dicas para você utilizar no seu negócio e aumentar a sua eficiência, lucratividade e se tornar mais competitivo. Continua conosco!

gestão de custos logísticos para transportadora - simplescte

Como reduzir os custos logísticos?

Antes de trazermos especificamente as dicas para reduzir os seus custos logísticos, gostaríamos de fazer uma consideração. 

Quando falamos em reduzir os custos logísticos, não se trata de buscar o menor custo possível, mas buscar um custo aceitável, adequado a um determinado padrão de qualidade. Isso porque, ao tentar baixar os seus custos ao máximo, você pode prejudicar e diminuir a qualidade do seu serviço.   

Ao buscar o menor valor possível do combustível, por exemplo, você pode adquirir um combustível de má qualidade que, a médio prazo, vai deteriorar os seus veículos e causar atrasos nas suas entregas.

Ou ao buscar o menor valor da mão-de-obra para a manutenção dos seus veículos ou equipamentos, você pode contratar profissionais ou empresas que utilizam peças de qualidade inferior, com menor durabilidade. Sabe aquela história, o barato pode sair caro? Pois é, acredito que não é isso que você queira, certo? 

Então, primeiro de tudo: antes de procurar pagar o menor valor possível pelo produto ou serviço, verifique a qualidade que você espera pelo produto ou serviço, a qualidade e o serviço entregue pelo prestador, e somente aí decida pelo serviço. Para evitar surpresas indesejáveis.

Dito isso, abaixo você confere 5 dicas de como você consegue reduzir os seus custos logísticos. Vamos lá?

1) Busque um valor de contrato adequado para você e para o seu contratante

Praticar sempre o custo mais baixo pode não ser o mais interessante, nem para você nem para o seu contratante. Porque uma hora o valor do mercado muda e, se o valor do seu contrato estiver muito baixo, você não vai ter interesse nem disponibilidade em continuar atendendo o seu contratante quando os valores aumentarem. 

Por outro lado, para o seu contratante, pagar o menor valor possível de frete também é ruim. Como o valor do contrato é muito baixo, em uma necessidade adicional, ele vai ficar desassistido já que vale mais a pena, em função do baixo valor do contrato, você atender outro cliente do que direcionar os seus recursos para ele.

Ele, então, vai ter que ir ao mercado e fazer uma contratação emergencial pagando mais caro para isso. Logo, ao praticar um valor muito baixo de contrato ambos saem perdendo, você e ele. 

Por isso, não esprema demais o seu preço. Até porque é do valor que você cobra pelos seus serviços que você precisa ter uma folga para garantir a manutenção dos veículos, fazer novos investimentos, renovar a frota…

2) Faça a manutenção preventiva dos seus veículos e equipamentos

Programar as manutenções preventivas é muito mais tranquilo para o seu trabalho do que ter que realizar uma manutenção corretiva de última hora, quando você precisa do veículo ou do equipamento para suprir a sua demanda. Te atrapalha menos.

Além de garantir o atendimento da demanda prevista com mais tranquilidade, realizando as manutenções preventivas você ganha tempo para negociar os melhores valores pelos serviços de manutenção, já que faz tudo com mais tempo. Seu dia-a-dia fica muito mais tranquilo. Permaneça comigo e conheça a terceira dica.  

3) Identifique, repense e altere procedimentos

Uma boa maneira de melhorar a eficiência da sua empresa e reduzir os seus custos logísticos é repensar a forma como você faz as coisas aí na sua empresa. Às vezes, alterações na ordem com que os procedimentos são realizados, pequenos acréscimos ou mesmo redução de ações podem trazer agilidade e mais assertividade nas tarefas.

E como você faz isso? Observando o trabalho no dia-a-dia da sua empresa, ouvindo os seus clientes, seus funcionários… Eles podem trazer boas ideias sobre como, com simples ações, você pode melhorar os procedimentos e, consequentemente, os resultados da sua empresa. 

Olhar mais atentamente para os problemas que, por ventura surgem, também pode dar boas pistas de que algo pode ser melhorado. 

Uma maneira mais técnica de fazer isso se chama mapeamento de processos. Mas isso é assunto para um próximo blogpost 😉. Fique ligado!

4) Invista em software ou sistemas  

Utilize software para te ajudar tanto na operação quanto na gestão do seu negócio de transporte.

Hoje você encontra no mercado opções que suportam desde o recebimento e o processamento da coleta, emissão dos documentos fiscais obrigatórios, como o Conhecimento de Transporte (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe), até o registro e análise das despesas que você tem com o seu negócio. E o melhor, que cabem no seu bolso! 

E, se você precisa de uma mãozinha com isso, não deixe de nos chamar. Contamos com soluções intuitivas e fáceis de usar, que vão tornar o dia-a-dia e a gestão do teu negócio bem mais simples e descomplicadas. Acompanhe abaixo a quinta dica.

5) Reduza perdas com a movimentação de cargas

Crie uma cultura de redução de perdas com a movimentação e a manipulação das cargas. Pequenas avarias ou extravios fazem parte do negócio. Mas, quanto mais você conseguir reduzir essas despesas, melhor será o seu resultado.

Então, crie mecanismos de incentivo aos seus colaboradores, como bônus ou brindes especiais, para que eles se engajem nesse objetivo com você. O seu bolso – e os teus funcionários – te agradecem.   

6) Aproveite os descontos e pague suas contas em dia

Aqui trazemos uma dica extra para você. Fique atento à data de vencimento dos boletos, tributos, multas e demais compromissos que você paga na sua empresa, e procure quitá-los sempre até a data do vencimento. A economia obtida com esses descontos pode ser bastante significativa – e, chegar, no caso das multas, a até 40%

Além disso, procure negociar com seus fornecedores o pagamento das suas obrigações, visando obter descontos ou melhores prazos para pagamento. Uma relação mais próxima e gentil com seus fornecedores pode te trazer uma importante economia, que te ajuda a melhorar o seu resultado.

Por hoje, é isso. Esperamos que, com as nossas dicas, você consiga fazer uma melhor gestão dos seus custos logísticos, reduzindo-os e, com isso, melhorando a sua competitividade e lucratividade. Abraço – e até a próxima.  👋

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