Emitir MDFe é necessário sempre que uma operação de transporte acontecer entre municípios ou entre estados. Logo, a obrigatoriedade é aplicado em transportadores rodoviários de carga e estende-se à indústria e comércio que transporta carga própria.
Para saber mais sobre o assunto, leia na íntegra:
O que é MDFe?
O MDFe é um documento de porte obrigatório durante o transporte rodoviário de cargas intermunicipal, ou ainda, interestadual.
De antemão, é uma forma de legalizar a operação de transporte, comunicando a SEFAZ que a viagem já iniciou. Ou seja, indica que existem cargas sendo transferidas de um lugar para outro, naquele período, pela rota predefinida.
Portanto, as principais finalidades do Manifesto Eletrônico resume-se em:
- Rastrear a circulação física da carga;
- Agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito;
- Comunicar e registrar o início e o fim de uma operação de transporte;
- Saber quem é o responsável pelo transporte em cada trecho do percurso;
- Registrar as alterações e/ou substituições das unidades de transporte, ou ainda, da carga e seus respectivos condutores.
Pré-requisitos para emitir MDFe
Para começar a emitir MDFe, existem 4 passos básicos que você pode seguir. Acompanhe:
- Estar credenciado como emissor de CTe e NFe junto a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz);
- Possuir Certificado Digital vinculado ao CNPJ da Transportadora;
- Garantir acesso à Internet para a emissão, visto que o documento é emitido e armazenado eletronicamente.
- Contratar um sistema emissor de MDFe ágil e simples, um exemplo disso é o SimplesCTe!
E na prática, como emitir MDFe?
Para a emissão de MDFe, você deve estar credenciado junto à Sefaz do seu Estado, possuir certificado digital vinculado ao CNPJ da transportadora e garantir acesso à internet, além de possuir um sistema emissor de MDFe.
Na prática, para emitir o documento sem erros, lembre-se de:
- Abrir o sistema emissor de MDFe escolhido;
- Selecionar o documento fiscal para emissão (CTe/NFe);
- Realizar a conferência dos dados informados, lembrando do seguro de carga;
- Inserir as informações do veículo e do motorista, além de validar a cidade e origem e destino;
- E prontinho! Agora, basta salvar e emitir o seu MDFe. Após a aprovação da Sefaz, você pode iniciar a viagem!
Como realizar a emissão de MDFe de forma simples e rápida?
Agora que você já sabe como emitir MDFe, que tal conhecer maneiras de simplificar? Além de apenas emitir um documento, queremos te mostrar como você pode realizar a emissão de MDFe com agilidade e praticidade.
Afinal, o seu tempo é importante para você, não é? Portanto, acompanhe abaixo alguns passos que um software é capaz de otimizar em sua emissão de MDFe. Veja:
-
Preenchimento automático dos campos complicados
É isso mesmo. O preenchimento manual e demorado na emissão de documentos fiscais pode ser simplificado e automatizado, transformando a demanda de minutos, em segundos.
-
Busca automática de CTe e/ou NFe na Sefaz
A integração entre a Secretaria da Fazenda e o seu CNPJ possibilita que você receba os documentos fiscais eletrônicos em tempo real. Desta forma, ao buscar as notas automaticamente, é possível tornar a emissão de CTe e MDFe mais rápida e inteligente.
-
Cálculo automático de CFOP, ICMS e do Frete Mínimo
Para agilizar ainda mais a emissão de MDFe, procure contratar um sistema emissor que preenche automaticamente o CFOP e a alíquota do ICMS para você. Além disso, contam com uma tabela de frete atualizada e conforme a ANTT, garantem o ganho de tempo e precificação mais assertiva.
-
Emitir MDFe pelo celular
Vamos imaginar um cenário comum na rotina contábil de uma transportadora? Sabemos que a emissão de MDFe é obrigatória em operações de transporte com fins lucrativos, certo? Portanto, assim que uma carga está pronta para ser transportada, precisamos emitir o documento.
E quem é o nosso melhor amigo nesse momento? Sim, o celular! Afinal, com um aplicativo é possível emitir MDFe em qualquer horário, de onde estiver e com uma solução que cabe na palma das suas mãos.
Conheça o nosso conteúdo que explica como emitir CTe pelo celular
Portanto, concluímos que a emissão de MDFe pode, sim, ser descomplicada e fácil.
Ficou com dúvidas sobre emitir MDFe? Deixe um comentário.
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙