• Categoria do post:CTe
  • Comentários do post:0 comentário

Informar o CFOP no CTe é obrigatório. No entanto, esse campo muitas vezes passa despercebido por quem emite o documento. Não é segredo para ninguém que há uma lista enorme de CFOPs possível de utilização em todas as operações fiscais. Mas a verdade é que nem todos podem ser utilizados na operação de transporte!

Quer evitar erros? Confira o conteúdo na íntegra:

Antes de tudo, vamos relembrar o que é CFOP?

O CFOP é o código fiscal de operações e prestações. Composto por 4 dígitos, é responsável por classificar a operação e identificá-los em documentos fiscais eletrônicos. 

De modo geral, a escolha do CFOP no CTe é de extrema importância para a tributação correta da prestação de serviço. Além disso, para que a SEFAZ valide o documento, ele deve conter um dos CFOP’s citados no MOC – Manual de Orientações do Contribuinte 4.0 (página 98). 

Mas como saber qual CFOP devo informar no CTe?

O CFOP a ser utilizado no CTe deve levar em consideração três informações: 

  1. A origem da carga
  2. O destino da carga 
  3. E o tomador do serviço de transporte. 

Ainda, outro detalhe deve ser observado são os CFOPs de:

  • Subcontratação 
  • Redespacho 
  • Transporte iniciado fora do estado do contribuinte 
  • E transporte para um não contribuinte de ICMS. 

E por quê? Esses CTes são diferentes podem sofrer por alterações no formato de tributação, logo, qualquer descuido pode chamar a atenção em postos fiscais. 

Sugestão automática de CFOP no CTe 

Você sabia que a tecnologia já permite que você diminua erros com preenchimentos manuais e falhas de entendimento? Sim! O SimplesCTe, por exemplo, é um sistema emissor de CTe com sugestão automática de CFOP

Analisamos origem, destino e o tomador envolvido e sugerimos, baseados na sua operação, o melhor CFOP a informar em seu documento. 

Curtiu? Conheça o SimplesCTe e veja na prática o funcionamento dessa e outras vantagens de emitir CTes com a nossa solução! 

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

Aproveite para ler também:

O que é CTe e como emitir este documento de transporte

E aí, ficou com dúvidas sobre o CFOP no CTe? Deixe um comentário que lhe responderemos em breve.

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo!  💙

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Deixe um comentário