O transporte de mudança está cada vez mais comum, e com isso, constantemente surge uma nova transportadora especializada nesse tipo de operação.
Por isso, se você está nesse setor, torna-se muito importante entender quais as regras e pontos de atenção. Confira na íntegra:
Como funciona o transporte de mudança?
O transporte de mudança nada mais é do que o deslocamento, em forma de serviço, de bens e pertences. Desse modo, a transportadora pode realizar essa operação em duas principais modalidades:
- Mudanças residenciais;
- Mudanças comerciais.
Assim, o funcionamento é muito parecido com o de transportadoras de cargas normais. E é claro, assim como em outras operações, é preciso cumprir com a obrigatoriedade fiscal. Para entender melhor sobre esse assunto, continue a leitura!
Quais documentos são necessários no transporte de mudança?
A documentação necessária para o transporte de mudanças depende do cenário. Afinal, a mudança pode estar sendo feita pelo dono ou ainda, por um terceiro – a transportadora, por exemplo. Vamos analisar caso a caso abaixo:
Quando é transportado pelo dono dos itens
O transporte de seus próprios móveis, diferente do que muitos acham, também precisa de documentação. Quando há o deslocamento utilizando veículo próprio, recomenda-se ir até a SEFAZ ou prefeitura do seu município de origem, portando:
- Documentos pessoais
- Dados do veículo e do motorista
- Lista de móveis a serem transportados
Desse modo, é possível retirar uma nota avulsa, validando o transporte de mudança e evitando quaisquer problemas fiscais.
Quando é transportado por terceiros remunerados
Por outro lado, quando há uma transportadora intermediando o transporte de mudança, também é preciso atentar-se à documentação. Para esse caso, é preciso de:
- Nota fiscal do serviço;
- Conhecimento de Transporte;
- E, em casos de transporte intermunicipal e interestadual, o MDFe da carga.
Já para o transporte de mudança dentro da cidade, é preciso possuir uma ordem de serviço.
Você faz transporte de mudanças remunerado? Emita CTe e MDFe de forma simples e rápida!
O SimplesCTe é o sistema emissor de CTe e MDFe mais simples e rápido. Se você transporta mudanças entre municípios ou entre estados, o Conhecimento de Transporte Eletrônico é obrigatório!
Mas fique tranquilo, estamos preparados para ajudá-lo, Inscreva-se abaixo e comece ainda hoje a regularizar a sua operação!
Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário.
Conheça o nosso conteúdo que explica como emitir CTe pelo celular
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙