A diferença entre frete CIF e FOB é uma dúvida muito comum e que pode surgir no momento da contratação de um serviço de transporte. Sabendo disso, preparamos um artigo que explica as principais particularidades de cada um.
Confira na íntegra:
Qual a diferença entre frete CIF e FOB?
As duas siglas, CIF e FOB, têm origem no inglês e tem relação direta com o momento em que o pagamento do frete será feito. Vamos a elas:
CIF é a sigla de “Cost, Insuranse and Freight“, que significa “custo, seguro e frete”. Nessa modalidade, é o vendedor (ou embarcador da carga) que se responsabiliza pelo custo do frete até que a mercadoria seja entregue ao cliente.
FOB é a sigla de “Free On Board” que significa “livre a bordo”. Neste caso, a responsabilidade do embarcador termina assim que as mercadorias são despachadas (entregues para a transportadora ou para o próprio destinatário).
O que diferencia o frete CIF do frete FOB é quem será responsável pelo pagamento do serviço de transporte. Quando o frete é CIF, a responsabilidade sobre o transporte e seguro da mercadoria é da empresa que fornece o produto. Nesse caso, o pagamento é feito na origem e os custos já estão inclusos no preço de venda que é repassado para os clientes.
Resumindo: No frete CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é o responsável pela mercadoria até que seja entregue no destino. No frete FOB, é o destinatário quem paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.
Particularidades do frete FOB
Geralmente o frete FOB é mais utilizado nas entregas entre negócios (B2B), principalmente quando a carga possui valores altos e, consequentemente, frete mais caro também. É o caso do exemplo que você viu mais acima, aqui neste artigo.
Algumas indústrias costumam utilizar o frete FOB, pois como compram de diversos fornecedores que também são fabricantes, podem ter uma ou mais transportadoras de confiança para fazer os fretes.
Particularidades do frete CIF
O frete CIF é bem comum em negócios entre empresa e cliente final (B2C), ou naqueles que possuem um alto volume de remessas para clientes diferentes. O frete CIF é o muito utilizado em e-commerce, onde o consumidor paga pela mercadoria e pelo frete ao mesmo tempo, quando fecha o carrinho de compras.
A escolha do frete CIF pelas empresas acontece devido a complexidade de se ter modalidades distintas de frete para cada cliente, principalmente quando tiver frete FOB envolvido. Então é mais simples o embarcador cotar e contratar o frete com uma ou mais empresas de transporte para realizar todas as entregas dele.
Aproveite para ler também:
Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a diferença entre frete CIF e FOB. Se ficou com dúvidas, deixe um comentário.
Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado.