A segurança no transporte de cargas tem sido uma questão muito comentada nos setores de transporte e logística do país. E não é para menos: quando o assunto é segurança nesse segmento, alguns números têm deixado os transportadores preocupados.

Neste conteúdo, conheça a situação do transporte de cargas no país e, na sequência, confira o nosso guia que vai ajudar você a manter seus transportes mais seguros!

Qual é a situação dos transportes no Brasil hoje?

Roubo de cargas no Brasil – Situação Regional (NTC&Logística – 2021)

Um relatório da NTC&Logística divulgou que, apenas em 2021, houve em torno de 14.400 registros de roubo de cargas no Brasil. Esse volume de criminalidade soma um valor de, em média, 1.27 bilhões de reais em prejuízos.

No entanto, sabemos que esse não é o único problema do setor – apesar de, certamente, ser um dos que mais assombram caminhoneiros e transportadores. As más condições das rodovias e a falta de manutenção dos veículos de transporte também contribuem para todo o contexto de insegurança nas estradas.

Diante desse caos que parece ser uma receita pronta para para desastres e prejuízos, como é possível manter a segurança no transporte de cargas? Confira o nosso guia!

Conheça o SimplesCTe.
Emita CTe e MDFe em apenas 11 segundos!

6 medidas de segurança no transporte de cargas

1. Realize manutenção preventiva da frota

Quem nunca passou por apuros durante uma viagem com o carro particular ou um caminhão de transportes que atire a primeira pedra, não é? A falta de manutenção preventiva acaba gerando riscos dos mais básicos aos mais complexos.

Este tipo de manutenção é mais barato e eficaz, mas exige uma rigorosa rotina que não pode ser burlada nem adiada. Dessa forma, ela se trata da previsão de problemas a partir da manutenção de peças e sistemas dos veículos, mesmo que eles ainda não tenham apresentado problemas.

Dá uma olhada no checklist que preparamos para você realizar a manutenção preventiva e manter a segurança do seu transporte de cargas:

  • Mantenha a segurança dos pneus com uma rotina de calibragem;
  • Fique atento aos ruídos no sistema de transmissão;
  • Examine a refrigeração do motor;
  • Verifique o sistema de freio;
  • Examine o filtro de ar, óleo e combustível;
  • Verifique o sistema elétrico e de sinalização;
  • Fique atento às suspensões.

Leia também: Transporte de cargas no Brasil – todos os passos para a melhor operação 

2. Faça um plano de gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco se trata do conjunto de medidas protetivas que identifica, avalia e evita riscos durante o transporte rodoviário. O GRIS tem como objetivo evitar prejuízos para o transportador e para o dono das mercadorias – o embarcador.

E quais seriam esses riscos? São diversos. Entre eles, podemos citar os roubos e extravios de mercadorias, acidentes e a perda de eficiência na logística da empresa.

As empresas gerenciadoras de risco são responsáveis por oferecer esse conjunto de medidas que colaboram com a segurança no transporte. É possível avaliar os serviços que sua operação necessita e montar um plano personalizado.

Primeiro, a gerenciadora de risco realiza uma análise onde ela consegue identificar os principais erros e gargalos que comprometem a segurança no transporte de cargas. Assim, o plano de gerenciamento de risco é realizado pela gerenciadora levando em conta:

  • Valor da mercadoria;
  • Tipo de mercadoria;
  • Rotas realizadas.

3. Invista em roteirização

Para maior segurança no transporte de cargas, o investimento em roteirização é indispensável, porque é através dessa metodologia que é possível determinar o melhor trajeto no processo de coleta e entrega de mercadorias.

Ao determinar o melhor trajeto, a roteirização garante mais segurança para a operação em relação à violência e, ainda, melhor custo, tempo e qualidade do serviço.

Para isso, existem diferentes tipos de roteirização, de simples a complexas, que podem considerar um ponto de origem e um ponto de destino ou pontos de origem e destinos múltiplos.

4. Otimize o processo logístico

Além de cuidar dos demais pontos, uma boa organização interna também colabora com a segurança no transporte de cargas. A otimização logística pode ser feita a partir dos seguintes pontos:

  • Faça um mapeamento das atividades: Esta etapa é importante para compreender como os processos estão interligados. Identifique o tempo que cada atividade leva para ser realizada, as tecnologias utilizadas e, por fim, o responsável por ela;
  • Corrija as falhas: Depois do mapeamento, você precisa fazer uma análise de como a correção dessas falhas deverá acontecer. É necessário um estudo cauteloso a partir do qual será possível definir um plano de ação;
  • Monitore indicadores de desempenho: Existem alguns indicadores que devem ser identificados conforme os processos da sua empresa. Por exemplo, você pode começar monitorando o tempo médio de entrega, incidentes ocorridos durante o transporte etc.

Vale lembrar que hoje existem ferramentas e tecnologias que ajudam na otimização e garantem sua segurança no transporte de cargas, com agilidade e produtividade.

5. Invista em treinamento dos motoristas

Os motoristas se envolvem diretamente no transporte de cargas. Por isso, é fundamental que eles sejam capacitados para lidar com adversidades durante os fretes. Invista em treinamentos periódicos que abordem a segurança no transporte de cargas, direção defensiva, manutenção do veículo etc.

A partir dessa medida e de um acompanhamento contínuo, será possível desenvolver os profissionais e melhorar a produtividade e o rendimento nas operações.

6. Seguro de carga

Todas as medidas anteriores são indispensáveis, mas se algo der errado, o seguro de carga será o responsável por cobrir os prejuízos.

Coberturas para acidentes, roubo de mercadorias e avarias na carga podem ser incluídas na apólice. O seguro ajuda você a cumprir com obrigações legais (específicas para o caso de acidentes) e te dá mais segurança ao transportar suas cargas

Aproveite para ler também:

Averbação de carga: o que é e como fazer?

Conheça a Mutuus Seguros e proteja as suas mercadorias com quem é especialista no assunto, com agilidade e 100% online.

✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo!

Gostou deste conteúdo?

Inscreva-se na newsletter gratuita!

SimplesCTeparacontadores

* indicates required

Deixe um comentário