Com as novas regras do MDFe, um nova dúvida se tornou frequente entre transportadores e contadores. Afinal, o que é uma operação de alto desempenho no transporte de cargas?
Não é segredo para ninguém que a logística brasileira é essencial para a distribuição de alimentos e demais produtos de consumo. Portanto, dada a sua tamanha importâncias, algumas modalidades de entrega nascem com o propósito de organizar e tornar mais eficiente a operação.
Confira na íntegra como funciona:
E então, o que é a operação de alto desempenho?
O princípio de uma operação de alto desempenho é caracterizado pelo transporte rodoviário de carga que se caracteriza pela agilidade, do carregamento ao descarregamento.
Ou seja, conforme regulamenta a Resolução 5867/2020 da ANTT, é o transporte definido por:
- Carregamento e descarregamento em até três horas;
- Entregas rápidas, com revezamento de motorista, se necessário.
Quais as principais características da operação de alto desempenho?
A operação de alto desempenho tem características como:
- Entregas ágeis, entregando mercadorias em menor tempo;
- Amparado por contrato que comprova a modalidade do serviço;
- Transportes eficientes, que visam maximizar a capacidade do veículo e reduzir custos.
Essa modalide de transporte sempre deve ser regulamentada por um contrato?
Sim! A operação de alto desempenho demanda que um contrato seja feito para regulamentar o transporte. E, desse modo, não pode ser marcada de forma equivocada no MDFe, sem possuir seu devido contrato, pois há riscos de multas em postos fiscais.
Multa de R$ 550,00 até R$ 10.500,00, no valor de duas vezes a diferença entre o valor pago e o piso devido com base nesta Resolução, ao contratante da Operação de Transporte de Alto Desempenho que não tiver ou não apresentar registros ou documentos que comprovem a operação.
Por que o alto desempenho importa na hora de calcular o frete mínimo?
Essa é uma excelente pergunta, pois ao calcular o frete mínimo, a operação de alto desempenho altera o valor. Isso acontece porque, na prática, o alto desempenho considera outra tabela da ANTT, coerente para tal operação.
Desse modo, ao calcular o frete mínimo torna-se importante informar que é uma operação de alto desempenho, calculando assim corretamente o valor de frete.
Conforme a ANTT, as Tabelas de Alto Desempenho (Tabelas C e D): Têm um coeficiente (custo por km) menor, pois refletem uma operação mais enxuta e eficiente, reduzindo custos operacionais com carregamento, descarregamento e tempo de espera.
Tudo certo sobre o alto desempenho? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!
Se este artigo foi útil para você, considere compartilhá-lo com outras pessoas que podem estar com dúvidas sobre esse assunto.
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo!