O certificado digital para transportadoras é uma ferramenta eletrônica indispensável, pois é obrigatório para a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe).
Assim, todo transportador que precisa emitir documentos fiscais precisa fazer o certificado digital para a sua empresa. Acompanhe o artigo abaixo para saber mais sobre esse arquivo e descobrir como você pode obtê-lo:
O que é o certificado digital?
O certificado digital é uma ferramenta eletrônica que identifica e confere a validade aos documentos emitidos de forma online pelas empresas, como as notas fiscais. Além disso, ele também permite o envio de documentos para cumprimento de obrigações fiscais e o acesso a diversos serviços no site da Receita Federal e do Gov.br.
Quais são os modelos de certificado digital para transportadoras?
Um dos requisitos para que as transportadoras consigam emitir o CTe e o MDFe é possuir o certificado digital. Há dois principais tipos de certificado digital:
- O certificado digital A1;
- E o certificado digital A3.
Mas e qual é a diferença entre eles? Confira:
O certificado digital A1 é um arquivo armazenado em nuvem e protegido por senha. Você adquire este certificado e pode usá-lo em quantos computadores forem necessários, ao mesmo tempo. Basta baixar o arquivo para o computador que vai precisar dele, e inserir a senha.
Já o certificado digital A3 é armazenado em um dispositivo físico, em um cartão com chip ou um token. Por isso, ele só pode ser usado pela máquina que está conectada a este dispositivo físico. Assim, sendo necessário usá-lo em mais de um computador, é preciso adquirir tantos certificados digitais A3 quantos forem os computadores que precisarem dele.
Além disso, há uma outra diferença muito importante entre eles: o tempo de validade. Para o certificado A1, como o próprio nome diz, existe uma validade de 1 ano. Por outro lado, o certificado digital A3 possui a durabilidade de até 3 anos.
Pela facilidade e praticidade no uso, recomendamos o uso do A1. Isso porque lhe permite mobilidade de emitir seus documentos até pelo celular, além de não correr o risco de quebrar ou perder um certificado físico.
Mas como fazer o certificado digital para a sua transportadora? Esse é um assunto para o nosso próximo tópico. Acompanhe:
Como fazer um certificado digital para transportadoras?
Para fazer o certificado digital para a sua transportadora, e independente do modelo do certificado digital escolhido (A1 ou A3), você precisa seguir os passos abaixo:
O primeiro passo
Entre em contato com uma empresa que faz a emissão do certificado digital. Aqui você encontra uma lista de empresas que emitem o certificado digital.
Envie suas documentações
Encaminhe para a empresa certificadora alguns documentos da empresa e também do(s) seu(s) representante(s) legal(is). Observe a lista de documentos necessária:
I – Documentação da empresa:
1) Cartão CNPJ.
2) Documento que comprova a constituição da sua empresa (no caso do Microempreendedor Individual, Certificado de Condição de Microempreendedor Individual; se a empresa for do tipo Empresário Individual, Requerimento de Empresário Individual ou Certidão Simplificada; e se for Sociedade Limitada (LTDA), Contrato Social e todas as suas alterações ou Contrato Social Consolidado)*.
*Dependendo da modalidade da sua empresa – Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA) – a documentação pode variar um pouco, e podem ser necessários documentos adicionais.
II – Documentação do(s) representante(s) legal(is) da empresa:
1) Documento de identificação do representante legal da empresa (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, bem como os documentos com foto, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional, como por exemplo a OAB, CRC, CRM, etc).
2) Cadastro de Pessoa Física (CPF).
3) Podem ser solicitados, ainda, o PIS, PASEP e o Título de Eleitor.
Estamos quase lá… agora vamos validar a sua identidade
Depois de encaminhar essa documentação para a empresa responsável pela emissão do certificado digital, ela irá agendar uma reunião presencial ou online com o(s) representante(s) legal(is) da sua empresa, para confirmação da sua identidade e finalização do processo da emissão do certificado digital da sua transportadora.
Por ser mais prática, hoje a opção mais utilizada é por teleconferência, em que não é necessária a presença e o deslocamento físico dos envolvidos, apenas uma reunião online.
Prontinho, certificado emitido
Está pronto o seu certificado digital! Após a realização da reunião online, a empresa certificadora irá emitir o certificado digital para a sua empresa e lhe encaminhar, normalmente via e-mail e/ou WhatsApp.
E, se você é um cliente SimplesCTe ou pretender ser, podemos ajudar sua empresa! Entre em contato conosco, que nós fazemos isso tudo para você, desde a emissão do certificado até as emissões de CTe e MDFe.😉
Cadastre-se abaixo e entraremos em contato com você o mais rápido possível!
Aproveite para ler também:
CTe: o conteúdo mais completo sobre Conhecimento de Transporte
Ficou com dúvidas sobre a emissão de CTe e MDFe? Deixe um comentário. E aproveite para conhecer o emissor mais rápido do Brasil!
✉ Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e confira as novidades toda semana, diretamente em seu e-mail. O time SimplesCTe se responsabiliza em manter você informado. É grátis! Junte-se a nós agora mesmo! 💙